Vale FM

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

Notícias Mundo

Democratas se desesperam com desempenho de Biden no Debate da CNN

Grupo levantou discussão sobre se o atual presidente deveria continuar a ser o candidato do partido nas eleições de novembro

Democratas se desesperam com desempenho de Biden no Debate da CNN
Fonte: Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os democratas estão desesperados com o desempenho do presidente Joe Biden no debate da CNN, na noite desta quinta-feira (27). Alguns do grupo levantaram discussões sobre se ele deveria continuar a ser o candidato do partido nas eleições presidenciais norte-americanas de novembro.

Biden apareceu no palco com uma voz suave e hesitante. Ele se esforçou para concluir alguns pontos e cedeu terreno em questões como o aborto, onde os democratas têm vantagem.

Demorou apenas alguns minutos para os democratas perceberem o quão ruim a situação estava se tornando.

“Biden parece e soa terrível. Ele é incoerente”, disse um democrata que trabalhou no governo Biden.

“Horrível”, disse outro agente democrata.

E um democrata que trabalhou em campanhas eleitorais disse simplesmente: “Estamos f*”.

A questão iminente à medida que o debate se aproximava era quase existencial: deveria alguém liderar a chapa democrata?

“É difícil argumentar que Biden deveria ser o nosso candidato”, disse um agente que trabalhou em campanhas em todos os níveis durante mais de uma década.

Este debate foi histórico por muitas razões, mas não menos importante porque está decorrendo antes de cada americano ser formalmente nomeado nas suas respectivas convenções.

A Convenção Nacional Democrata está marcada para 19 de agosto em Chicago.

Os democratas passaram grande parte do ano passado discutindo sobre as chances de Biden derrotar Trump em uma eleição que muitos consideram existencial e que decidirá a própria sobrevivência da democracia americana.

Mas o próprio Biden estava determinado a enfrentar Trump, chegando a dizer diretamente: “Se Trump não estivesse concorrendo, não tenho certeza se estaria concorrendo”.

Nenhum adversário democrata sério se apresentou para concorrer contra Biden e, neste ponto da campanha, ele teria que decidir renunciar se os democratas escolhessem outro candidato. Se Biden se retirasse, a nomeação democrata seria decidida em plenário.

Os democratas estavam até falando sobre quem poderia ser: “Se eu fosse Gavin (Newsom, governador da Califórnia) ou Gretchen (Whitmer, governadora de Michigan), estaria fazendo ligações esta noite”, disse um deles.

Outros democratas ouvidos pela CNN disseram ter ficado alarmados com o fato de que o presidente não conseguiu ser mais enérgico contra o que chamaram de mentiras de Donald Trump e nem claro o suficiente sobre sua própria visão e o que ele fez pelo país.

“Desastre. Trump está parecendo razoável, mesmo mentindo a 90 km/h. Biden é ininteligível”, disse um legislador à CNN.

Outro legislador disse à CNN que o desempenho de Biden estava “melhorando, mas, um desastre”.

Os democratas estão especialmente preocupados que Trump pareceu ser mais comedido do que o normal, enquanto Biden não “revidou” as supostas mentiras de Trump.

“Acho que Joe está se saindo melhor do que nos primeiros 15 minutos, e Trump está apenas mentindo durante o debate. Mas eu queria que Joe fosse muito mais forte revidando”, pontuou um terceiro legislador.

Biden aparentou dificuldade para falar em algumas respostas

O presidente Biden pareceu ter dificuldades para falar em vários momentos durante o início do debate presidencial da CNN na noite desta quinta-feira (27).

Biden pigarreou e tossiu várias vezes, uma condição que seu médico declarou anteriormente ser causada por refluxo ácido.

O presidente apresenta “sintomas ocasionais de refluxo gastroesofágico, principalmente tendo que pigarrear com mais frequência”, explicou o Dr. Kevin O’Connor, médico do presidente, em declaração após seu exame físico em fevereiro.

Esses sintomas, escreveu O’Connor, “geralmente são exacerbados logo após as refeições”. O presidente toma Pepcid pela manhã e Nexium à noite para “controle de ácido”, acrescentou O’Connor.

Além disso, Biden tem lutado contra um resfriado nos últimos dias, segundo fontes. Sua voz soou rouca e áspera durante o debate, ainda mais do que o normal.

Debate histórico

O debate da CNN entre Joe Biden e Donald Trump foi o primeiro da disputa presidencial de 2024, revivendo o confronto entre o democrata e o republicano pela Casa Branca.

Em um evento histórico, esta foi a primeira vez que um presidente em exercício e um ex-presidente debatem nos Estados Unidos.

O debate aconteceu nos estúdios da CNN em Atlanta, no estado da Geórgia.

FONTE/CRÉDITOS: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eleicoes-nos-eua-2024/democratas-se-desesperam-com-o-desempenho-de-biden-no-debate-da-cnn/
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

PEÇA AQUI A SUA MÚSICA E MANDE SEU RECADINHO